Agosto promete ser um mês espetacular para os amantes do céu. De acordo com a NASA, o mês traz eventos fascinantes, como o encontro de Júpter e Vênus, a chuva de meteoros Perseidas e uma chance ímpar de observar a Nebulosa Dumbbell.
O Encontro dos Gigantes
Para os amantes da astronomia, o ápice está no encontro de Júpter e Vênus. No início do mês, os dois planetas aparecem distantes, mas se aproximam gradualmente. Até os dias 11 e 12, eles estarão a apenas um grau de distância, formando uma imagem impressionante contra o fundo de estrelas como Orião, Touro e Gemini.
Chuva de Meteoros Perseidas
Se você gosta de espetáculos noturnos, agosto também traz a chuva de meteoros Perseidas. No entanto, o brilho da lua quase cheia pode prejudicar a visualização, tirando brilho das estrelas fugazes menos intensas. Mas não se desanime: a NASA promete que os Geminids, em dezembro, serão uma experiência ainda melhor.
Nebulosa Dumbbell
Para os curiosos da natureza cósmica, agosto é a chance de ver a Nebulosa Dumbbell (M27), um exemplo de "nebula planetária". Formada quando estrelas como o Sol chegam ao final de sua vida e expulsam suas camadas gasosas, deixando para trás um núcleo quente chamado anã brbara. Essa névoa é iluminada pela luz ultravioleta do anã brbara, transformando-se em um espetáculo visível.
Marte e Saturno
Para os que preferem planetas mais acessíveis, Marte está no céu logo após o pôr do sol. Porém, seu brilho está reduzido para 60% do que era em maio. Já Saturno surge mais tarde, acompanhado pelas constelações Cassiópeia e Andrômeda.