A Google anunciou uma parceria global com a startup Energy Dome, sediada em Milão, e investiu em sua tecnologia de armazenamento de energia de longa duração (LDES). Essa é a primeira aposta da empresa em LDES, que utiliza baterias de dióxido de carbono para armazenar energia renovável gerada por fontes intermitentes como solar e eólica.
As baterias de CO2 desenvolvidas pela Energy Dome são capazes de armazenar e dispensar energia por até 24 horas, permitindo que a Google confie mais em fontes renováveis即使在无风或无光的情况下。A tecnologia funciona compressando gás de dióxido de carbono em líquido durante períodos de excesso de produção, liberando novamente o gás para gerar energia quando necessário.
Para a Google, essa parceria representa um passo significativo rumo à neutralidade carbônica e ao armazenamento de energia mais eficiente. A empresa espera que essa tecnologia possa ser comercializada rapidamente e em custos menores, ajudando a alcançar sua meta de operar 100% com fontes renováveis até 2030.
Enquanto o mundo luta para reduzir as emissões de carbono, iniciativas como estas remindam-nos da importância de investir em tecnologias inovadoras que possam transformar a forma como consumimos e armazenamos energia.