Uma surto de Salmonella que infectou mais de 160 pessoas na Califórnia e algumas em outros estados foi causado por produtos de leite cru de uma única fazenda, relata um novo estudo. A investigação, divulgada na semana passada no Morbidity and Mortality Weekly Report, órgão do CDC, revela que o surto ocorreu entre setembro de 2023 e março de 2024.
O caso é considerado um dos maiores surtos de doenças transmitidas por alimentos ligados ao leite cru na história recente dos Estados Unidos. Entre 2009 e 2021, houve apenas 16 surtos desse tipo, envolvendo entre 2 e 33 pessoas. Diferentemente,这次 outbreak afetou principalmente crianças, com idade mediana de 7 anos.
"Os produtos derivados do leite comercial não pasteurizado têm o potencial de causar surtos de doenças infecciosas grandes e disseminados", alertam os autores do relatório. Eles enfatizam que as autoridades de saúde pública devem continuar a conscientizar sobre os riscos associados ao consumo de leite cru, especialmente para crianças, gestantes e pessoas com sistemas imunológicos fracos.
Além da Salmonella, o leite cru pode conter uma variedade de outros patógenos perigosos, incluindo vírus da gripe aviária, Campylobacter, Cryptosporidium, E. coli, Listeria e Brucella. Isso ocorre porque o leite não é aquecido a uma temperatura suficiente para matar as bactérias antes de ser vendido.
O surto descrito no relatório afetou 171 pessoas ao todo, incluindo 159 casos confirmados e 12 prováveis. A maioria dos casos ocorreu na Califórnia, mas houve também um caso em Novo México, Pensilvânia, Texas e Washington. Desses, 67 foram crianças com menos de 5 anos, 40 entre 5 e 12 anos, e 13 adolescentes. Cerca de 70% das vítimas eram crianças e adolescentes.
Dos 22 casos que requereram hospitalização, 18 foram em crianças. Não houve registros de mortes.
A fonte do surto foi identificada como a fazenda Raw Farm LLC, localizada no condado de Fresno, que teve produtos recolhidos e suas instalações inspecionadas após o incidente. Além disso, a mesma empresa detectou gripe aviária em alguns de seus produtos em 2024, levando a outro recall.
"A distribuição dos casos foi consistente com um surto de uma fonte contínua", escreveram os autores do relatório. Isso foi confirmado por análises genéticas das amostras de Salmonella coletadas de pacientes e produtos da fazenda.
Enquanto a legislação federal proíbe a venda interestadual de leite cru para consumo humano, ela permite a venda para fins petropolitanos ou queijos crus envelhecidos por mais de 60 dias. É possível que os quatro casos fora da Califórnia envolvam vendas locais de produtos originalmente produzidos no estado.
Enquanto isso, em Pennsylvânia, a Health Department está advertindo as pessoas para descartarem todos os produtos da marca Family Cow após alguns residentes terem contraído Salmonella após consumir o leite cru.