A expectativa de anúncio do plano de contingência para mitigar os efeitos das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros cresce a cada dia. Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda está analisando quais medidas concretas adotar. Enquanto isso, os setores mais afetados, que exportam até 50% de sua produção, aguardam ansiosamente a definição das ações governamentais.
Possíveis soluções mencionadas pelo governo incluem a ampliação do programa Reintegra, criado para auxiliar pequenos exportadores, e a oferta de linhas de crédito subsidiadas. Apesar de não serem detalhadas, essas alternativas sinalizam que o foco será em incentivar a competitividade das empresas locais no mercado internacional.
Na mesma quinta-feira, Alckmin se reuniu com Gabriel Escobar, representante diplomático dos Estados Unidos no Brasil. O encontro foi descrito como 'boa', mas sem revelar conteúdo específico. Enquanto isso, o governo brasileiro tenta equilibrar as relações comerciais em um cenário complexo e sensível.