Queijaria Vaca Profana de Curitiba Fatura Três Medalhas no Prêmio Queijo Brasil

Imagem principal da notícia: Queijaria Vaca Profana de Curitiba Fatura Três Medalhas no Prêmio Queijo Brasil

A queijaria Vaca Profana, localizada no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, conquistou três medalhas no VIII Prêmio Queijo Brasil, o maior concurso de queijos artesanais do país. Comandada pela empresária curitibana Maristela Dalla Lasta, a queijaria garantiu as medalhas ouro, prata e bronze, confirmando seu lugar como uma das principais referências na produção de queijos artesanais no Brasil.


A jornada de Maristela com os queijos começou durante a pandemia da COVID-19. Com uma carreira estabelecida na publicidade, ela precisou buscar novas fontes de renda e encontrou no universo culinário uma oportunidade única. Começando com a venda de potes de temperos, incluindo coalhada de kefir, Maristela descobriu seu amor pela produção artesanal de queijos.


'Era tanto leite que decidi fazer um queijo', relembra. Com tutorial em mãos e leite de produtores locais, ela iniciou sua jornada, que se transformou em mais de dez cursos e a adoção de processos naturais na produção. Hoje, a queijaria utiliza apenas insumos orgânicos e está associada à AproQueijoPR.


Um dos destaques é o Queijo 041, produzido com leite cru, fermentos autóctones e mofos selvagens, resultando em um produto que reflete o terroir de Curitiba. Com 30 dias de maturação, apresenta massa amanteigada, frutada e notas minerais na casca.


Os três queijos premiados são:

  • Ouro – Queijo Trufas de Gorgonzola: Um queijo azul feito com cepas próprias, além de uma versão banhada em chocolate branco.
  • Prata – Queijo Novelinho da Vovó: Inspirado em um queijo mexicano, com formato de novelo.
  • Bronze – Queijo Brunost na versão tropical Paranãst: Feito com soro de leite whey protein puro.


Atualmente, a empresária vende os queijos diretamente na fábrica, mas já está expandindo seus negócios. Com entrada no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), em breve poderá comercializar em outros estabelecimentos e receber turistas de forma mais estruturada.


'Logo teremos os queijos no circuito gastronômico de Santa Felicidade. Queijos feitos com leite, amor, tempo, mãos e risos', brinca Mari.

Juliana Rocha

Juliana Rocha

Enquanto o Brasil ri da política, a Vaca Profana curitibana está queijando de medalhas internacionais. Parabéns!

Ver mais postagens do autor →
← Post anterior Próximo post →