STF autoriza saída temporária de Daniel Silveira para cirurgia

Imagem principal da notícia: STF autoriza saída temporária de Daniel Silveira para cirurgia

Em decisão surpreendente, o ministro Alexandre de Moraes autorizou a saída temporária do ex-deputado federal Daniel Silveira do presídio para realização de uma cirurgia no joelho. A medida foi tomada após parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR), que destacou a urgência do procedimento médico.

Autoridade judicial determinou que os médicos responsáveis pela operação informem o período de internação e retorno ao regime semiaberto. Além disso, foi instruído à Polícia Penal para acompanhar Silveira durante todo o processo, com relatos imediatos ao STF.

Advogados de Silveira têm 48 horas para apresentar documentação que comprove a realização da cirurgia. O pedido inicial havia sido feito no último mês e, após avaliação da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap-RJ), foi deferido nesta sexta-feira.

Condenado em 2022 a 8 anos e 9 meses de prisão por ameaça ao Estado Democrático de Direito e incitação à violência contra ministros do STF, Silveira atualmente cumpre pena em regime semiaberto na Colônia Agrícola Marco Aurélio Vargas Tavares de Mattos, em Magé (RJ).

Esta não é a primeira vez que Silveira obtém benefícios especiais durante seu período de reclusão. No entanto, a presente decisão levanta questionamentos sobre o equilíbrio entre Justiça e humanização no sistema prisional brasileiro.

Camila Fernandes

Camila Fernandes

Enquanto Daniel Silveira curte um dia fora da cela por uma cirurgia necessária, muitos brasileiros sequer têm acesso a um sistema de saúde digno. A ironia do destino, não?

Ver mais postagens do autor →
← Post anterior Próximo post →