A Justiça de Miami considerou a Tesla parcialmente responsável por um acidente fatal ocorrido em 2019, onde o sistema Autopilot da empresa foi utilizado. O júri determinou que a empresa pagasse US$ 200 milhões em danos punitivos e mais US$ 43 milhões em compensação, totalizando quase US$ 244 milhões. No entanto, devido às leis estaduais, o valor final pago será menor.
Em um comunicado escrito, um porta-voz da Tesla, Jeff McAndrews, declarou que o veredicto é injusto e mencionou "erros substanciais de lei e irregularidades durante o julgamento". A empresa já anunciou que irá recorrer da decisão.
O acidente ocorreu em Key largo, Flórida, quando o motorista do Tesla Model S, que estava usando o Autopilot, se aproximou de uma rotunda sem perceber que a pista terminava. Ele manteve o pé no acelerador, chocando-se com um veículo estacionado e duas pessoas que estavam próximas. A jovem Naibel Benavides Leon, de 22 anos, faleceu, enquanto seu namorado, Dillon Angulo, de 26 anos, sofreu ferimentos graves.
Tesla's lawyers argued that the Model S was not defective and alleged that the driver of the Tesla was fishing for his cell phone at the time of the crash and so was solely responsible.
Os advogados da vítima acusaram a Tesla e seu CEO, Elon Musk, de criar expectativas falsas entre os drivers sobre as capacidades do Autopilot. Eles argumentaram que a empresa sabia há anos das deficiências do sistema, mas ignorou as advertências das agências governamentais de segurança nas estradas.
Apesar das alegações da Tesla de que os manuais informam que o motorista deve permanecer atento ao usar o Autopilot, estudo recentes indicam que o sistema ainda incentiva a distração. A NHTSA (agência federal de segurança rodoviária dos Estados Unidos) chegou a exigir um recall do Autopilot em 2023 após anos de investigações sobre acidentes fatais associados ao sistema.
Além disso, a Tesla enfrenta uma audiência administrativa na Califórnia após a DMV (Departamento de Veículos) processá-la por supostamente enganar os consumidores sobre as limitações do Autopilot e do recurso Full Self-Driving.