Uma Brecha no Céu: Grandes Aerolineas Europeias Vivenciam Violacao de Dados

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Uma brecha na segurança digital afeta duas grandes companhias aéreas

A Air France e a KLM, gigantes do setor aéreo europeu, se juntam a uma lista crescente de organizações que sofreram um ataque cibernético através de uma plataforma terceirizada. Aconteceu o seguinte: os hackers conseguiram acessar dados de clientes após invadir um sistema externo usado pelas empresas para serviços ao consumidor.


Em comunicado conjunto, as companhias afirmaram que "detectaram atividade irregular em uma plataforma externa utilizada para atendimento ao cliente," o que permitiu aos invasores acessar informações dos passageiros. Felizmente, nenhuma informação sensível como senhas ou dados de cartões de crédito foi comprometida.


Os tipos de dados que foram roubados não foram especificados publicamente, mas relatos circulando online indicam que os invasores conseguiram acessar nomes completos, detalhes de contato, números de Flying Blue e a linha do assunto de emails de serviço. Aviso aos consumidores: fiquem atentos a tentativas de phishing.


Barry ter Voert, CEO da experiência do cliente na KLM, recomendou que os passageiros "mantenham-se alertas ao receberem mensagens ou outras comunicações usando suas informações pessoais" e "sejam cuidadosos com qualquer atividade suspeita."


Essa brecha é apenas mais um episódio em uma série de vazamentos de dados recentes, que incluem empresas como Dior, Chanel, Pandora, Google, Qantas e Allianz. Todos esses casos apontam para o mesmo padrão: a culpa por tais intrusões pode estar ligada ao grupo ShinyHunters, um coletivo de cibercriminosos que tem se especializado em ataques desse tipo.


Enquanto isso, o mundo digital segue quebrando as promessas de segurança...

Juliana Rocha

Juliana Rocha

E assim, mais uma vez, a era digital nos lembra que nenhuma fortaleza é inexpugnable. Voltei para mais uma dose de ceticismo e cookies.

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