Willem Dafoe, um dos atores mais respeitados de Hollywood, será homenageado com o Prêmio Heart of Sarajevo no 31º Festival de Cinema de Sarajevo. A honraria reconhece sua contribuição duradoura à arte do cinema.
Durante o evento, o ator fará uma Mestreclasse, onde compartilhará suas experiências e reflexões sobre a arte de atuar. Jovan Marjanović, diretor do festival, destacou que Dafoe é um mestre em sua área, seja em blockbusters hollywoodianos ou filmes independentes de baixo orçamento.
A carreira de Dafoe teve seu primeiro grande teste em 1979, com o filme Heaven’s Gate, onde foi demitido. Desde então, ele trabalhou com diretores que representam um Who's Who do cinema mundial, como Wes Anderson, Kathryn Bigelow e Martin Scorsese.
Dafoe já recebeu nomeações para o Oscar por filmes como At Eternity’s Gate, Platoon, Shadow of the Vampire e The Florida Project. Também foi indicado ao Golden Globe por trabalhos como Shadow of the Vampire e The Florida Project.
Além disso, ele recebeu dois prêmios Independent Spirit, a Copa Volpi do Festival de Veneza e uma Baleia Dourada da Berlinale por carreira. Recentemente, foi nomeado diretor artístico do departamento teatral da Bienal de Veneza para as edições de 2025 e 2026.
O Festival de Sarajevo terá lugar entre os dias 15 e 22 de agosto. A presença de Dafoe promete ser um dos principais eventos da edição deste ano.