Em um relatório de mais de 300 páginas divulgado recentemente, a Guarda Costeira dos Estados Unidos analisou o colapso do submarino Titan em todos os ângulos possíveis e chegou a uma conclusão clara: Stockton Rush, CEO da OceanGate, era um chefe perigoso e desagradável. Sua empresa utilizava 'táticas intimidadoras' para evitar fiscalizações, o ambiente de trabalho era 'tóxico', e a cultura de segurança estava 'gravemente comprometida'. O próprio Titan era 'não documentado, não registrado, não certificado e não classificado'
Rush, por sua vez, tinha um histórico de ignorar inspeções vitais, análises de dados e manutenção preventiva. O resultado foi uma 'catástrofe' ocorrida durante a viagem ao local do naufrágio do Titanic, onde 4.930 libras por polegada quadrado de pressão da água romperam o submarino e mataram os cinco ocupantes
Uma pequena história sobre um controlador de videogame ilustra o tipo de chefe que Rush era. Em um vídeo de 2014, mostrava-se um controlador Logitech F710 sendo usado para operar o submersível da empresa. Rush afirmou que 'comandávamos tudo com este game controller', e em uma entrevista em 2022 com a CBS, Rush demonstrou ao jornalista David Pogue como funcionava. No entanto, em 2016, durante uma missão no naufrágio da Andrea Doria, Rush teve um 'colapso' e recusou-se a permitir que seu assistente pilotasse o submarino
O relatório também destaca como Rush desafiava constantemente as decisões do diretor de missão, colocando a tripulação em situações perigosas. Em uma ocasião, Rush decidiu manter o Titan na profundidade por 24 horas após um entrelaçamento com o naufrágio, ignorando os alertas de segurança
Rush também tinha pouco paciência para críticas ou preocupações. Em um exemplo, ordenou que apenas quatro parafusos fossem usados para fixar a cúpula de 3.500磅 do Titan, apesar das recomendações da equipe técnica. Isso resultou em acidentes durante o transporte do submarino
Além disso, a empresa optou por economizar dinheiro armazenando o Titan ao ar livre durante o inverno canadense, o que comprometeu a integridade da casca do submarino