Uma triste发现 foi feita na manhã desta quinta-feira (31) em Campinas: um feto humano de aproximadamente três meses de gestação foi encontrado na calçada da rua Papa São Gregório, no bairro Vila Padre Anchieta. A descoberta ocorreu graças à atuação de um catador de recicláveis, que notou a presença de um 'invólucro contendo um feto' enquanto recolhia materiais na região.
Abalado com a situação, o reciclador imediatamente acionou o síndico do prédio mais próximo, que por sua vez ligou para a Polícia Militar. O local foi isolado até que os peritos do Instituto de Criminalística chegasse m para realizarem uma perícia completa. Entre outras providências, foram coletados vestígios biológicos e realizados registros fotográficos do local.
Segundo informações colhidas pela polícia, as câmeras de segurança do prédio monitoram a área apenas em tempo real, sem gravar imagens. Moradores da região também relataram que o serviço de coleta de lixo acontece diariamente às 19h. Com base nesses dados, a Polícia Militar especula que o descarte do feto tenha ocorrido entre 19h do dia anterior e 9h30 da manhã seguinte.
O feto foi recolhido ao Instituto Médico Legal (IML) para exames forenses. O caso foi registrado como encontro de cadáver no 8º Distrito Policial, e a polícia aguarda o resultado do laudo para determinar o tempo gestacional exato, as causas da morte e eventual identificação da genitora por meio de coleta de material genético.
Este tipo de descoberta traz à tona questões profundas sobre a sociedade em que vivemos: quão longe estamos de garantir um ambiente seguro e respeitoso para todas as vidas? E qual é o preço que pagamos pelo descaso com a saúde pública e o acesso limitado a serviços básicos de saúde reprodutiva?