A vespa joia, conhecida por seu brilho metálico e beleza独特的, está ganhando cada vez mais espaço na ciência graças a um sistema de metilação do DNA funcional. Um estudo recente liderado por cientistas da Universidade de Leicester, no Reino Unido, revelou que essa pequena criatura pode conter respostasimportantes sobre como retardar o envelhecimento biológico.
Os pesquisadores descobriram que as vespas joia (Nasonia vitripennis) são capazes de desacelerar significativamente o processo de envelhecimento graças a um estado de dormência induzida, conhecido como diapausa. Esse processo, semelhante à hibernação, foi alcançado expor as larvas ao frio e à escuridão, o que fez com que elas pausassem seu desenvolvimento.
Quando voltaram à atividade normal, essas vespas adultas viveram 36% mais tempo e envelheceram 29% mais lentamente do que as que não passaram pelo estado de diapausa. A desaceleração foi medida por meio do relógio epigenético, um marcador preciso do envelhecimento biológico baseado nas mudanças químicas no DNA, como a metilação.
"É como se as vespas que fizeram uma pausa no início da vida voltassem com tempo extra no banco", explica o professor Eamonn Mallon, especialista em Biologia Evolutiva e autor sênior do estudo. "Compreender como e por que o envelhecimento acontece é um grande desafio científico", diz ele, acrescentando que este estudo abre novos caminhos para a pesquisa sobre envelhecimento.
Além de seu sistema de metilação do DNA funcional, as vespas joia são fascinantes por sua vida curta, o que facilita experimentos sobre longevidade. O estudo identificou alterações em vias metabólicas fundamentais, como aquelas ligadas à insulina e à detecção de nutrientes — as mesmas que vêm sendo investigadas em terapias anti-envelhecimento em humanos.
Em suma, esta pequena vespa pode contergrandes respostas sobre como podemos dar uma pausa no envelhecimento. Enquanto os cientistas buscam desenvolver estratégias para desacelerar o envelhecimento humano desde as fases iniciais da vida, é impossível não se impressionar com a sabedoria evolutiva que está encapsulada nessas criaturas minúsculas.